terça-feira, 31 de julho de 2012

DOENÇAS CAUSADAS PELA GRAVIDEZ


 A ginecologista obstetra Rosa Maria Neme, diretora do Centro de Endometriose São Paulo (SP), listou as sete doenças mais comuns:

Asma
O que é: problema pulmonar causado por obstrução das vias aéreas.
Por que surge na gravidez: o aumento do volume uterino e as alterações metabólicas típicas da gestação modificam a fisiologia da respiração. Outros facilitadores são os refluxos e as infecções respiratórias relacionadas à queda da imunidade.


Anemia ferropriva
O que é: deficiência de ferro que interfere na formação de hemoglobina, proteína do sangue responsável pelo transporte de oxigênio para as células.
Por que surge na gravidez: dieta inadequada, falta de reposição de ferro e diluição natural do sangue na gestação devido o aumento da retenção de líquido.


Cistite

O que é: infecção das vias urinárias.
Por que surge na gravidez: a progesterona (hormônio predominante na gravidez) provoca uma dilatação das vias urinárias que impede a bexiga de se esvaziar completamente, favorecendo a infecção.
Prevenção: ingestão de líquidos e não prender a urina.

Diabetes mellitus gestacional
O que é: alteração nas taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gestação. Pode persistir ou não depois do nascimento do bebê.

Por que surge na gravidez: ainda não há um consenso. Dentre os fatores de risco estão histórico familiar de diabete em parentes de primeiro grau, obesidade ou excesso de peso na gravidez, ter dado à luz a um bebê com peso acima de 4 kg ou com deformação congênita, hipertensão e idade superior a 35 anos.

Distúrbios da Tireóide

O que é: alterações da glândula localizada na parte anterior do pescoço que produz os hormônios T3 e T4, regulando o crescimento, a digestão e o metabolismo.

Por que surge na gravidez: devido ao aumento de volume da glândula, vascularização, captação de iodo e alteração da secreção dos hormônios pela tireóide.

Pré-eclampsia
O que é: aumento da pressão arterial no terceiro trimestre da gestação (essa elevação é restrita à gravidez, após o parto a pressão volta ao normal).
Por que surge na gravidez: ainda não se sabe, mas está relacionada a uma alteração na formação da placenta.

Vulvovaginite

O que é: trata-se de uma manifestação inflamatória ou infecciosa do trato genital feminino inferior, região que envolve a vulva, a vagina e o colo uterino. A mais comum delas é a candidíase, causada pelo fungo Candida albicans.
Por que surge na gravidez: "Devido à queda na imunidade da gestante, a cândida, que habitualmente vive no intestino e faz parte da flora vaginal normal, prolifera e passa para a vagina provocando a infecção", explica a ginecologista Rosa Maria Neme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário